Central de Atendimento: (55) 9926-8434 de segunda à sexta, das 8h às 18h

#portasdecorrerotimadecoração. Quais são os prós e contras das portas de correr

Grande auxílio na hora de ampliar os espaços, portas com trilhos são tendências nas decorações

As portas de correr, além de bonitas e funcionais, ajudam a ampliar os espaços. Enquanto uma porta de abrir ocupa cerca de um metro quadrado, a com roldanas pode ser adaptada a espaços menores, sendo incorporada inclusive nos móveis. Saiba mais sobre essa tendência nas decorações  e confira se vale a pena investir nela.

porta de correr

Praticidade e funcionalidade

porta-de-correr-para-interior-9.jpg 506×528 píxeis

Elas são capazes de dar um toque especial à decoração, incluindo a vantagem de serem ótimas integradoras de ambientes, além da vantagem de dar amplitude aos cômodos que são colocadas. Por serem tão funcionais, basta fechá-las para dividir espaços e conseguir privacidade. Em casas e apartamentos pequenos, por exemplo, são ótimas opções, possibilitando ao morador mudar as disposições das peças do ambiente de acordo com suas necessidades.

Instalação e manutenção

PORTAS DE CORRER DE MADEIRA

Como a instalação desses modelos é mais complexa,  bons profissionais são essenciais para um bom serviço. Isso porque antes mesmo de instalar a folha – parte móvel -, é necessário aprumar os batentes, tanto para vedar contra sons externos quanto para mantê-la nivelada, evitando que fique torta e comprometa sua função. O desnível pode, inclusive, fazer com que a porta não feche por completo ou ainda, que feche sozinha.

A manutenção envolve a lubrificação das roldanas, a verificação da fixação na parede, bem como a durabilidade das molas. Caso fique muito pesada para abrir ou fechar, é necessário chamar um profissional para fazer a manutenção correta. Os modelos com trilho interno, que fica oculto sob o batente, têm manutenção mais complicada, considerando que muitas vezes o batente é embutido na decoração e precisa ser retirado para o nivelamento e a manutenção das roldanas.

Como escolher o modelo ideal

Os modelos variam de acordo com o material a ser utilizado, design e mesmo se as roldanas são aparentes ou não. Portas de vidro, por exemplo, conferem charme a cômodos que precisam ser separados, mas ao mesmo tempo necessitam de claridade e integração. Leves e dinâmicas, podem ser coringas na decoração de acordo com o seu gosto, ganhando decalques e novas cores ou mantendo-se discretas em meio ao cenário.

As roldanas aparentes são charmosas e tornam a abertura mais leve, facilitando o manuseio. Existem ainda os modelos sanfonados e os dobráveis, que cabem em espaços ainda menores, pois contam com dobradiças na própria folha, poupando assim vários centímetros do espaço. Já a porta no formato balcão tem duas ou mais folhas e pode ser encontrada tanto de correr quanto convencional.

Para as portas externas, o ideal é que o material utilizado seja resistente a incidência de sol e chuva, e ainda bem vedado contra sons externos. Além do mais, precisa ser feita de material forte, algo que passa seguranças aos moradores. Para os ambientes internos, os materiais leves facilitam a mobilidade pela casa, pois o abre e fecha das mesmas tende a ser mais frequente.

Para sacadas, decks e áreas de serviço, as portas de correr oferecem segurança, praticidade e ainda otimizam a passagem da luz para dentro dos cômodos. São bem resistentes à umidade, bastante comum nesses locais, conseguem passar o toque de requinte ao local.

Práticas, dinâmicas e bonitas, as portas de correr são extremamente funcionais na decoração da casa e na disposição dos ambientes. Com os devidos cuidados, confere beleza e sofisticação por um longo período. Um excelente investimento na hora de reformar ou construir.

Nossas dicas foram úteis? Compartilhe conosco nos comentários a funcionalidade da porta de correr em sua casa.

Tags: 



Fonte: http://www.imovelweb.com.br/noticias/quais-sao-os-pros-e-contras-das-portas-de-correr/


Postado Por: Alice Cavalheiro