Central de Atendimento: (55) 9926-8434 de segunda à sexta, das 8h às 18h

Confira dicas para incluir vegetação em casa de forma prática e charmosa

Mesmo em imóveis com metragens reduzidas é possível criar jardins nada convencionais

Contato com a natureza pode trazer muitos benefícios. A vida em cidades grandes e a rotina atribulada, contudo, tornam difícil o convívio com espaços verdes. Além disso, com imóveis cada vez menores, é praticamente inviável ter área disponível para um jardim ou uma horta ampla em casa. Com criatividade e um pouco de planejamento, no entanto, é possível, sim, tornar esse sonho realidade. Foi-se o tempo em que era necessária uma casa com um grande pátio para que fosse possível ter flores e vegetação incorporadas no seu dia a dia. Compartilho com vocês algumas ideias criativas de como acrescentar plantinhas e até mesmo temperinhos em seu lar, seja ele uma casa ou umapartamento pequeno.

Você já pensou em ter nichos ou suportes para encaixar os vasinhos? Essa estratégia precisa de pouca profundidade (de 10 a 15 centímetros, dependendo do modelo de vasos e vegetação que você pretende utilizar) e pode ser aplicada em qualquer superfície de parede livre. O ideal é que seja considerada a facilidade de retirada desses vasos, para que o cuidado (poda e hidratação) das plantas seja fácil e funcional. Para ilustrar, temos três exemplos que seguem essa ideia: o primeiro apresenta nichos embutidos em um painel contínuo (projeto de Samantha Ughini na Casa Cor RS 2014).

nichos-horta

Já o segundo traz nichos individuais que completam a composição, juntamente com os outros mobiliários do ambiente (foto topo e abaixo). Projeto descolado das gurias do Arquitetando Ideias:

nichos-horta

Por último, um nicho individual, revestido em espelho para se integrar ao restante do banheiro. Não parece que as flores estão flutuando no espaço? Projeto de Aclaene de Mello:

nichos-vegetação

Outra ideia interessante é deixar uma área de encaixe para plantas em balcões e bancadas. Nesse caso, é necessário que essa solução seja prevista desde o príncipio, para que o móvel ou granito seja projetado com as dimensões e características necessárias para esse fim. O projeto abaixo é do Carlos Lemos.

encaixe-balcão-vegetação

Já para os mais descolados e arrojados, que tal ter vasos suspensos, transformando as plantinhas em um elemento chave da decoração? Essa foi a proposta em um dos ambientes da Casa Cor RS 2014 – uma solução divertida e diferente!

vasos-suspensos

Se o seu estilo é mais básico e a intenção é não ocupar um espaço físico e fixo, vale ainda recorrer aos clássicos vasos. Flores coloridas ou vegetação verde são opções mais simples e básicas – e nem por isso menos bonitas – para dar um toque de natureza à sua casa! E não pense que para isso é necessário investir em um vaso caro, de cristal ou coisa assim. Com capricho, até mesmo garrafas usadas (de preferência, transparentes) podem trazer estilo e sofisticação ao seu cantinho!  Que tal?

vasos-flores

Uma semana florida a todos vocês!

ATUALIZAÇÃO
Com os comentários de leitoras, percebi que não tinha inserido dicas de cuidados com as plantinhas. Aqui estão eles!

Cuidados
É importante enfatizar que as plantas precisam de uma série de cuidados. Rega e poda constantes são extremamente importantes para o bom desenvolvimento delas. Além disso, a grande maioria das espécies precisa de, no mínimo, quatro horas diárias de sol para se desenvolver. Dessa forma, é interessante que as soluções de design citadas anteriormente sejam posicionadas em local com iluminação natural direta. Se isso não for possível, é importante que sejam escolhidas espécies que resistam sem luz solar direta, como bulbine, pacová, zamioculca e antúrio.

Já os temperos precisam de maior luminosidade direta. Existem algumas espécies, contudo, que fogem à regra, como o manjericão roxo e a pimenta dedinho-de-moça. Nossa sugestão é que você pesquise e se informe com os vendedores para saber qual a espécie ideal para o seu lar!

coluna-Andrya Kohlmann

 



Fonte: Fonte: Pense Imóveis - http://revista.penseimoveis.com.br/ Por: Andrya Kohlmann - [email protected] | Foto: Divulgação


Postado Por: Alice